quarta-feira, 31 de março de 2010

Projeto Social - Primeiro Ano STBNET


Apresentação do Projeto:

A turma do primeiro ano STBNET, além do trabalho de desenvolvimento e auxilio aos alunos por meio de resumos de aulas, postados neste mesmo Blog. A turma também está empenhada em um projeto de assistência social para ajudar irmãos que por ventura estejam com dificuldades na compra de livros para o desenvolvimento dos trabalhos do seminário.
O projeto funcionara da seguinte forma:
Gostaríamos de abrir para alguns irmãos que queiram fazer parte da liderança do projeto com um grupo, ou conselho responsável pela administração de recursos. A função destes será identificar as necessidades, e disponibilizar recursos, de maneira correta e ordenada.
Visão e Conceito do Projeto:

Sabemos que o período no seminário não é um período fácil. Muitas dificuldades acontecem, muitos sacrifícios são feitos, a fim de permanecer no seminário por um longo período do Sábado, cerca de três ou quatro anos. Nós sabemos tudo de que abrimos mão para estarmos em uma sala de seminário, muitos de nós sabemos o que é se sentir incompreendido por fazer um curso, que a maioria das pessoas tratam com desprezo ou descaso, porém uma só coisa nos motiva a permanecer e sofrer por tudo isso, e é o chamado de Cristo em nossas vidas. O que queremos dizer é que não é fácil fazer o seminário, fazê-lo sem recursos, é pior ainda.  Nosso objetivo é ajudar irmãos, que passam por todas as dificuldades, sentimentos, descasos, solidão em alguns casos e afrontas, tudo isso para aprenderem mais acerca de Cristo, para servir melhor a Sua igreja, porém que algumas vezes lhes faltam também os recurso financeiro, mas não à vontade e convicção para conclusão, desse chamado.
Meu apelo é que sejamos um canal de bênçãos na vida destes, certos de que o seminário é um lugar onde Deus preparou para fazermos boas amizades, e que toda ajuda que empregarmos agora, nos será retribuído em forma de amizade, e de cooperação no trabalho de servirmos a Cristo, no chamado de edificar com Ele a Sua Igreja.
Obs.: Hoje temos necessidade de comprar dois livros:
·         Sermões
·         Metodologia do trabalho científico
Lembrando que o Professor Luiz Carlos, já abraçou o projeto, e se comprometeu a nos conseguir um desconto especial nesses casos.
Que Deus possa abençoar a todos,
Soli Deo Gloria

Para maiores informações ou esclarecimentos, entre em contato nos e-mail's:



terça-feira, 30 de março de 2010

1º Congresso de Jovens IBMCE

Venha participar do primeiro congresso de jovens IBMCE, nos dias 02, 03 e 04 de Abril as 18h30. Contamos com vários convidados especiais, entre bandas de louvor e adoração, e a presença ilustre do Pr. e Professor Elias Lopes, que fará um WorkShop com espaço para perguntas e respostas.
Inscrições e Informações com Luiz Brito:
11 7414-7922

segunda-feira, 29 de março de 2010

PLANO DE AULA 2010 - ANTIGO TESTAMENTO

SEMINÁRIO TEOLOGICO BATISTA NACIONAL ENÉAS TOGNINI
 
PLANO DE AULA 2010
 
Disciplina: ANTIGO TESTAMENTO I
Nº Créditos: 3
Carga Horária: 36 hs
Professor: William Lessa
 
OBJETIVO GERAL:
  1. Identificar Jesus como a chave da Antigo Testamento
  2. Analisar o panorama geral do Antigo Testamento
  3. Discutir os critérios de Canonicidade
  4. Analisar a importância dos manuscritos do Antigo Testamento
CONTEUDO:
  • 1 - UNIDADE:
  1. Conceito de Antigo Testamento e Antiga Aliança
  2. As divisões do Antigo Testamento
  3. Cânon - Conceito e Formação
  4. Livros Apócrifos - Conceito e análise
  5. Línguas do Antigo Testamento
  • 2 - UNIDADE:
  1. Cronologia do Antigo Testamento
  2. EstruturaBásica do Pentateuco; tempo e autoria
  3. Alianças do Antigo Testamento: juizos e promessas
  4. Versões e traduções do Antigo Testamento
  • 3 - UNIDADE:
  1. Festas judaicas e calendário judaico
  2. Lideranças do Antigo Testamento: Perfis
  3. Visão global dos livros poéticos e históricos
  • MÉTODOS UTILIZADOS:
  1. Aulas expositivas
  2. Leitura de textos
  3. Projeções - Filmes
  4. Seminários
  • ATIVIDADES DISCENTES:
  1. Debates
  2. Trabalhos
  3. Leituras variadas
  • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
  1. Frequencia
  2. Entrevista
  3. Prova escrita
  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BENTZEN, A. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo, Aste
FRANCISCO, Clayde. Introdução ao Antigo Testamento. Rio de Janeiro, Jurep. 1990. 288p
PEARLMAM, Myer. Através da Bíblia. São Paulo, Vida

PLANO DE AULA 2010 - HERMENÊUTICA

SEMINÁRIO TEOLOGICO BATISTA NACIONAL ENÉAS TOGNINI
 
PLANO DE AULA 2010
 
Disciplina: HERMENÊUTICA
Professor: Elias Lopes
Aula Inicial: 20/02/2010 - 19/06/2010
Horário: Sábado - 14h55 - 16h10
 
OBJETIVO GERAL:
Conhecer os fundamentos e as leis que regem a hemenêutica bíblica
 
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Conhecer as principais leis e figuras de linguagem da hermenêutica bíblica
 
METODOLOGIA
Aulas Expositivas e Atividades extra-classe
 
CONTEÚDO:
 
Aula 1                Apresentação da matéria e Introdução a hermenêutica
Aula 2 - 3           A Necessidade da hermenêutica e suas Consequencias
Aula 4 - 5           Objetivos da hermenêutica e de suas regras
Aula 6 - 7           Regra 1: Averiguar o sentido usual e comum das palavras no texto
Aula 8 - 9           Regra 2: Tomar a palavra no sentido que indica o conjunto da frase
Aula 10              Revisão Geral
Aula 11 - 12        Regra 3: Seguir o sentido das palavras no contexto imediatos
Aula 13 - 14        Regra 4: As palavras e expressões difíceis devem ser elucidadas pelo objetivo do livro ou da passagem
Aula 15 - 16        Regra 5: Consultar passagens, palavras, idéias e ensinos gerais paralelas
Aula 17 - 18        Estudo nas figuras de Linguagem: Metaforas, Sinédoque, Metonímia, Alegorica, Parábola, Apocalipse
 
Entregua da leitura e Exercícios
 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
  • Declaração de leitura do livro texto "Hermenêutica" - Lund, E e Nelson, C. Editora Vida
  • Trabalhos - Questionário Capítulos IV a XI - Dia 19/06
  • Atividades extra-classe

Resumo da Aula - Geografia Bíblica - 20/03 e 27/03

Geografia Bíblica - Carlos Akio - 20/03 e 27/03

Nas duas ultimas aulas de Geografia Bíblica, o Professor Carlos Akio, tratou e ensinou sobre o mapa de Israel. Matéria tão importante que o mesmo salientou em sala "...O aluno que não souber fazer o mapa de Israel, não poderá passar de ano...".

 

Irmãos, abaixo segue o mapa feito em Pait, de forma simples para que todos possam aprender a desenhar o mesmo.

Obs.: Estarão descritas abaixo também algumas das informações que servirão de curiosidades ou para enriquecimento de seu conhecimento acerca da geografia. Porém o que de fato é "importantes", está descrito no mapa.

 

 

Monte Hermom = Significa Hebraico (Montanha Sagrada). É a mais destacada e a mais linda montanha da Palestina ou Síria. Com altura de 2800 metros acima do nível do mar, seu cume está coberto de neve, enquanto a terra em redor fica queimando pelo sol do verão. Nesse monte nasce o rio mais importante de Israel, o rio Jordão. Esse monte chamava-se também Baal-Hermom [ Jz 3.3 ; I Cr 5.23

 

Rio Jordão = Significa em Hebraico (O que desce). Rio mundialmente reconhecido pelos eventos históricos. Elias dividiu milagrosamente as águas deste rio e passou a seco [2 Rs 2.8]. Elizeu o dividiu novamente [2 Rs 2.14], Naamã foi curado da lepra quando mergulhou sete vezes nas águas do Jordão [2 Rs 5.14], João Batista batizava no Jordão [Mt 3.5], porém o maior de todos foi o batismo de Jesus [Mt 3.16]. As águas do Jordão deságuam no mar Morto. Obs.: Esse é o único rio que se acha abaixo do nível do mar.

 

Lago de Meron = O lago de Meron, também é chamado de Lago Hula, e encontra-se a 68 metros acima do nível do mar.

 

Mar da Galileia = Esse grande lago é chamado de mar por sua grande extensão 26 x 10Km. Mt 4.18; 15.29; Mc 1.16; 7.31; Jo 6.1. Lago da Palestina atravessado pelo Jordão, a 212 metros abaixo do nível do mar. Sua profundidade máxima de 50 metros. Recebeu seu nome da terra ocidental, a província da Galiléia. Chamava-se, também, Quelerete, Nm 34.11; Dt 3.17; Js 13.27; 19.35; lago de Genesaré (Mt 14.34; Mc 6.53. Nome derivado de Quinerete, o antigo nome de uma cidade (Js 19.35) e de uma planície fértil adjacente ao mar da Galiléia, do lado ocidental. O lago de Genesaré, o mar da Galiléia, Lc 5.1.), Tiberiades (Jo 6.23. Uma cidade edificada por Herodes Antipas, que lhe deu o nome em honra do imperador Tibério. Ainda conserva vestígios da sua antiga grandeza. Situada na praia ocidental do mar da Galiléia, deu o seu nome ao mar, Jo 6.1, 23; 21.1.), Quinerete e Quinerote. Cercado de dez a doze cidades: Cafamaum, Mt 4.13; Magadá, Mt 15.39; Betsaida, Mc 6.45; Corazim, Lc 10.13; Gadara, Mc 5.1. Este lago é sujeito a grandes e repentinas tormentas causadas pela diferença entre a temperatura da superfície do lago e a dessas montanhas. Ver Mt 8.24. Jesus passou a maior parte do Seu ministério público na circunvizinhança deste lindo lago.

Mar Morto = Ez 47.8(R). Cha-ma-se Mar Salgado, Mar de Arabá, nas Escrituras. Adquiriu o nome Mar Mono, talvez, no século II A.D. Ver Mar Salgado.  O Mar Morto encontra-se 400 metros abaixo do nível do mar, contendo 26% de sal, quanto os oceanos contem apenas 4%. Sua extensão é de 78 x 18Km. Esse mar é tão salgado devido ao solo calcário, ele não deságua em lugar algum, porém um fenômeno natural devido a alta temperatura provoca evaporação mantendo assim o estado comum do mar.

Mar Mediterrâneo = Mar situado entre a Europa e a África. Comunica com o Oceano Atlântico pelo estreito de Gibraltar e com o Mar Vermelho pelo canal de Suez. A profundidade atinge 3.960 m. Tem comprimento de 3.700 km e uma superfície de cerca de 3 milhões de km². Formava o limite ocidental da Terra da Promissão. Assim o povo chamava-o simplesmente o mar, Nm 13.29; Jz 5.17; At 10.6; o Mar Grande, Js 9.1; 15.12; Ez 48. 28; o mar dos filisteus, Êx 23. 31; o mar ocidental, Dt 11.24; Jl 2.20. (O mar oriental refere-se ao mar Morto.) Jesus andou até o mar, ou perto, ao menos uma vez, Mc 7. 24. Refere-se ao Mediterrâneo várias vezes no relato das viagens do apóstolo Paulo. Cesaréia (At 9.30), Selêucia (At 13.4), Trôade (At 16.8), Cencréia (At 15.18), Ptolemaida (At 21.7), Tiro (At 21.3), Sidon (At 27.3), Siracusa (At 28.12), Poteoli (At 28.13), eram todos portos do Mediterrâneo.

terça-feira, 23 de março de 2010

Comentário do Livro: Sermões - John A. Broadus


Comentário do Livro: Sermões de John A. Broadus

O Livro: Sermões de John A. Broadus, faz jus ao comentário na capa "O Mais completo Manual de Homilética da Atualidade", o livro traz em uma linguagem simples, porém concisa de todas as principais regras que um pregador deve saber quando estiver frente a Bíblia para organização de um sermão. O autor revela em sua obra o que deve ser feito ou evitado pelos pregadores não quando os mesmos estiverem diante de uma congregação, mas quando estiverem em seus escritórios debruçados sobre Bíblias, comentários e livros na construção de um sermão. Além de regras e dicas de como o pregador deve organizar um sermão, o livro também trabalha fortemente na área de instrução sobre como o pregador deve expor seu sermão, quais pré-supostos deve ter ao abrir as Sagradas Escrituras para o desenvolvimento de uma pregação.

O autor inicia com firmando a idéia de que a Pregação deve ser o fator fundamental no culto cristão, e envereda com grande ênfase na convicção do chamado que o pregador deve ter acerca de seu ministério como arauto de Deus, para entregar Sua mensagem. Lembrando que o pregador deve ter uma vida digna de um obreiro conforme descrito em I Tm 3.1.10. O chamado de Deus deve ser fator fundamental na vida do estudante de homilética, pois caso contrário o mesmo terá problemas para interpretar ou transmitir a Palavra de Deus uma vez que ela se discerne de forma espiritual entre aqueles que são escolhidos para levá-la a conhecimento da congregação I Co 2.4 ; I Co 2.11-14. O pregador em primeiro lugar deve ser capacitado por Deus para exercer tal função, deve ter espírito humilde e assim como Calvino declarou, deve entender que subir ao púlpito é pisar em terra Santa.

O livro mostra-se um grande manual de pesquisa, onde são abordados todos os detalhes sobre as técnicas usadas por grandes pregadores. Servindo-nos como base para uma melhor aplicação na organização da estrutura do sermão a ser pregado.

O livro: Sermões é um manual indispensável para todos aqueles que pensam em servir a Deus melhor pelo ministério da Palavra. Essa importante obra deve ser lida de forma dinâmica, mas também deve ser um livro de fácil acesso para consultas na organização de cada sermão que o pregador vier a desenvolver. Esse livro é um guia prático de como organizar e sistematizar o sermão, para que ele alcance seu objetivo diante da congregação.

Saiba como desenvolver temas, escolher textos, aplicar teses, alcançar objetivos, criar tópicos e sub-tópicos, organizar idéias em uma estrutura de sermão textual, temática ou expositiva. Seja um melhor pregador, com o auxilio desta formidável ferramenta.

Que Deus abençoe a todos

Soli Deo Gloria.

Luiz Brito.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Debate entre TJ e o Pr. Marcelo

Olá Irmãos, Graça e Paz.

Vejam o debate entre um TJ e o Pr. Marcelo. Notícia veiculada no blog: Supremacia das Escrituras - http://davarelohim.blogspot.com/

Obs.: O Resumo das aulas do dia 20/03 será postado no dia 23/03

Amados leitores, leiam a continuação do debate entre o TJ e o Pr. Marcelo. Lembrando que estas respostas e perguntas podem servir de grande subsídio para todos os cristãos. Devemos sempre estar atentos e preparados para responder aqueles que nos perguntam sobre a nossa fé.

TJ Alegação 4: Embora alguns textos digam que o espírito "falou", outras passagens tornam claro que isto foi feito mediante anjos ou humanos. (Atos 4:24, 25; 28:25; Mat. 10:19, 20; compare Atos 20:23 com 21:10, 11.) Em 1 João 5:6-8, não só o espírito, mas também "a água, e o sangue" são mencionados como 'dando testemunho'. Portanto, nenhuma das expressões encontradas nestes textos provam em si mesmas que o espírito santo seja uma pessoa.

Resposta: Se seu argumento é válido, V. S. também teria que negar a personalidade de Deus porque ele sempre falou pelos profetas e não diretamente. Parece, amigo, que v. s. não anda lendo muito a Bíblia. Dedica-se mais a usar o Raciocínios à base do Corpo Governante e eles não merecem respeito da sua parte tanto é que já profetizam na sede mundial em Brooklyn, Nova York e nunca acertaram as profecias que fizeram embora tenham dito que "Recebem orientações teocráticas" como afirma o livro "Poderá Viver... na página 195.

Agora, vejamos onde a Bíblia declara que o Espírito Santo falou diretamente a homens: "E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: "Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre." Atos 13:2)

Ora, como uma "força ativa" impessoal pode falar: – "disse o Espírito Santo..." Como pode uma "força ativa impessoal" escolher: "Apartai-me... (A palavra "me" não é pronome oblíquo? Como pode uma "força ativa impessoal" enviar apóstolos? E Deus não falou por meio de profetas? "HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,"(Hebreus 1:1). Então Deus era uma "força impessoal" pois não fala diretamente? E sabe qual é o nome do Espírito Santo? Está bem claro na sua TNM ""Ora, Jeová é o Espírito" (2 Co 3.17). O Espírito Santo tem nome e o seu nome é Jeová.

TJ Alegação 5: Com respeito a Jesus Cristo nada na Biblia indica que ele é co-eterno com deus, ao contrário: Apoc.3:14: " Estas cousas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio [grego, ar·khé] da criação de Deus." Portanto ao contrário do que significa a trindade, foi criado. Poderíamos mostrar outras evidencias Biblicas que desmentem a Trindade que se originor em Babilonia, mas no momento raciocine com esse assunto:

Resposta: Poderia V. S. me esclarecer por que o nome Amém está grafado com letra maiúscula? Justamente porque é personalizado referindo-se ao texto de Isaias 65.16 "Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos." (Isaías 65:16) Procure na TNM edição Com Referências 1986 e no rodapé encontrará a explicação " 16. "Pelo Deus de." b) E'-lo-héh. (página 903) O que se conclui disso? Que Apocalipse 3.14 registra a voz de Jesus Cristo se identificado como sendo o Deus da Verdade. O próprio Deus das Escrituras Hebraicas citado Isaias 65.16. Se se refere a Deus fica claro que ele não poderia ser um ser criado, mas o Criador "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (João 1:3) . E se sua argumentação fosse procedente e V. S. irreverentemente se dirige a Jesus qualificando-o como "deus" com letra minúscula, então pergunto:

Se ele não é o Deus e apenas "um deus" como sua TNM expõe em João 1.1, pergunto: Jesus era um Deus verdadeiro ou era "um deus" falso? O Jesus das TJs é um deus falso chamado Miguel, um anjo, na hierarquia de arcanjo, enquanto Jesus é adorado pelo próprio arcanjo Miguel (Hebreus 1.6) Compare sua atual TNM com a editada em 1967 (capa verde) e vai lá encontrar a palavra adorar referindo-se a Jesus e não "prestar homenagem". Jesus é adorado pelos anjos, mas os anjos não podem ser adorados. (Apocalipse 22.8,9)

TJ Alegação 6: "Alguns versículos da Bíblia mostram uma forte união entre Deus e Cristo. Mas prova esses textos uma possível trindade? Se Deus lhe desse o poder de olhar para o céu e vê-lo, quantas pessoas acha que veria, uma ou três, levando em consideração que o significado da trindade é três pessoas na essência de um Deus? Pois saiba que isso aconteceu lá no primeiro século com o discípulo Estevam que viu o Filho do Homem em pé à direita de Deus.(Atos 7:55,56) Não que Estevan viu Deus em detalhes porque "homem algum pode ver-me e continuar vivo"- Exodo 33:20. Mas ele viu a representação de Deus e Cristo em visão. Onde estava o espírito santo, se realmente é uma pessoa, Estevam nos teria relatado, como fez com Deus e Cristo.

Resposta: Amigo, V. S. só sabe repetir o que o Corpo Governante escreve. Não raciocina apesar de ter um livro de bolso "Raciocínios à base das Escrituras" mas, que, na verdade é Raciocínios à base do Corpo Governante" Já pensou quantas vezes foi marcada a data para a Batalha do Armagedom e não aconteceu? 1914, 1925, 1941, 1975, 2000. O que caracteriza isso: É só consultar o seu livro Raciocínios à base das Escrituras, no capítulo Falsos Profetas e V. S. encontrará que o fornecedor de alimento espiritual desde 1914 está dando alimento estragado para as sinceras testemunhas de Jeová. Compare com Deuteronômio 18.20-22. E V. S. é um deles. Vejamos agora a resposta ao seu argumento acima.

E por que eu digo isso? Porque V. S. não poderia ignorar que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes no ano 33 EC.: "E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (Atos 2:1-4)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Livros - Primeiro Semestre - Turma do Médio

Livros - Primeiro Semestre - Turma do Médio

O Livro: Geografia da Terra Santa - Enéas Tognini, foi solicitado pelo profª Carlos Akio, e será usado no primeiro semestre. o Valor: R$ 16,00

O Livro Geografia da Terra Santa e das Terras Bíblicas - Enéas Tognini, é uma edição de luxo da editora Hagnos. Ele contem os volumes I e II que será usado no segundo Semestre. O Valor R$ 60,00
O Livro metodologia do Trabalho Ciêntifico - A. J. Severino, foi solicitado pelo professor Luiz Carlos. Esse livro contem todas as informações atualizadas sobre todos os conceitos de monografias resenhas etc. O Valor R$ 38,00

O Livro: Sermões de John A. Broadus, faz jus ao comentário na capa "O Mais completo Manual de Homilética da Atualidade", o livro traz em uma linguagem simples porém concisa de todas as principais regras que um pregador deve saber quando estiver frente a Bíblia para organização de um sermão. O livro foi solicitado pelo Professor e Deão: Odair Rossi. O Valor R$ 43,00

O Livro: Superdicas para Falar Bem do autor Reinaldo Polito, foi solictado pelo Odair Rossi. O Valor 11.00 - (*)

O Livro Hermineutica  - E. Lund e P.C. Nelson, foi solicitado pelo Profª Elias Lopes. O Valor R$ 12,00

A Apostila de Panorama Bíblico do Antigo Testamento do Profª William Lessa, contém mais de 500 pag. O Valor R$ 50,00 - (*)

Obs.: Os livros que contém (*) devem ser comprados diretamente com os Professores solicitantes, os demais devem ser comprados com o Professor Luiz Carlos responsável pela Livraria do Seminário Batista Nacional.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Resumo da Aula - Geografia Bíblica - 13/03/10

Geografia Bíblica - Carlos Akio - 13/03/10

Olá Irmãos, Graça e Paz

Resumir a aula do professor Akio se torna tarefa fácil uma vez que o mesmo descreve o que de fato é importante, e o que é conteúdo de prova. Como ele mesmo diz: "Com Jesus só não vai pro céu quem não quer", "Com Akio, só reprova quem não vem na aula".

Após ter explicado o sentido do Fértil Crescente "Uma faixa de terra em formato semi-circular que vai de Ur dos Caldeus até o Egito".
Obs.: Porque chamamos essa faixa de terra de fértil? Pela quantidade de rios contida nela, sendo eles: Nilo, Jordão, Tigre e Eufrates.


O professor também passou outro assunto que ele atribuiu como um dos mais importantes. "As Doze Tribos de Israel"


Segue abaixo descrição da aula:

Gn 29.15-35 ; Gn 30. 1-24 ; Gn 35. 17-18

Lia              Zilpa                Raquel            Bilá

- Ruben       - Gade             - Jose             - Dã

- Simeão      - Aser              - Benjamim    - Nafitali

- Levi

- Juda

- Issacar                                   Total 13

- Zebulom

- Diná

Aqui nós encontramos um problema. Temos treze filhos de Jacó. Como Deus resolveu essa situação?

Em primeiro lugar devemos levar em conta que alguns dos filhos de Jacó não receberam parte nas terras, são eles?


  • Levi, por se tratar de uma tribo sacerdotal que trabalhava no templo [ Nm 14. 1-21 ]

  • Diná, por ser mulher. Levando em conta que a cultura da época não contava a mulher nem mesmo índice de população, quanto mais na distribuição de terras. "Porém agora em Jesus as mulheres são uma bênção" Carlos Akio

  • José, por ter sua bênção transferida a seus filhos Efraim e Manassés [ Gn 48. 5 ]
Deus resouvel deixar da seguinte forma:

Lia                    Zilpa                    Raquel                   Bilá

- Ruben            - Gade                 - Jose (x)               - Dã

- Simeão           - Aser                  - Benjamim            - Nafitali

- Levi (x)                                      - Efraim

- Juda                                           - Manassés

- Issacar                                                                   Total 12

- Zebulom

- Diná (x)

Obs.: Decorar os doze tribos de Israel "Lembrando que não haverá desculpas, uma vez que o camarada decora 12 jogadores escalados para seu time, também poderá decorar as doze tribos escolhidas por Deus" Carlos Akio

sábado, 13 de março de 2010

Comentário do Livro: Vida Cristã Abundante - E. L. Fernandes

Comentário do Livro: Vida Cristã Abundante - E. L. Fernandes


Em "Vida Cristã Abundante", o autor nos trás de forma muito prática o que chamamos de autenticidade do cristianismo. O livro é uma reflexão concisa, porém profunda a respeito dos frutos do Espírito. Embora o livro não seja uma exposição do texto de Gálatas 5, o mesmo traz uma perspectiva amplíssima do que é o Evangelho na pratica. O livro "Vida Cristã Abundante", é um livro que pode ser lido em uma tarde, porém que deveria fazer parte dos projetos de leitura anual de todos os cristãos que desejam sair da mediocridade espiritual imposta pelo evangelicalismo pragmático do neopentecostalismo.

O autor traz 14 princípios fundamentais para seguir uma vida orientada segundo os padrões de Deus em Sua Palavra, princípios esses que nos levam a um verdadeiro avivamento, não de barulho, ou de sacrifícios da "fé" como vemos hoje, mas de caráter cristão. Com uma grande dose de apologética o autor envereda pelos caminhos mais nobres de como viver uma vida cristã autentica.

Enquanto hoje somos bombardeados pelo "evangelho" aguado dos neopentecostalistas, Deus tem levantado homens como arautos para que o verdadeiro Evangelho seja pregado, para que possamos servir como exemplos de caráter e dizer assim como o Apostolo Paulo: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê..."

Que Deus continue abençoando o Professor Elias Lopes, para que ele continue influenciando pessoas por meio do ensino, não a arrogância e o desprezo, mais o zelo e a prática do Evangelho de Cristo, definido pelo mesmo como: Caráter!

"Nesta comunhão podemos ser a cada dia, renovados e revigorados a fim de combatermos o combate da vida como quem exulta por saber que a vitória final já esta garantida por Cristo, pois Ele é o Senhor da História" E. L. Fernandes


Panelão - Parte I

Panelão  - Parte I - Profº. Odair Rossi


Na ultima aula o professor Odair Rossi (Presidente da Igreja Batista do Calvário em Santo Andre, Profº de Homilética e Deão do Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini), passou como atribuição dos alunos, um trabalho chamado "PANELÃO", que ele mesmo classificou como sendo um vício para os futuros pregadores.

O Panelão, funciona da seguinte forma:

Os alunos devem ficar atentos, com todas as situações que estão a sua volta, a fim de tirar títulos de mensagens da mesma. O trabalho do panelão deve conter o título da mensagem (tirado de alguma situação), deve conter também a própria situação e um texto bíblico para o qual o mesmo poderia ser aplicado.

Segue abaixo alguns títulos para compor o panelão. Lembrando que nenhum dos títulos postos abaixo poderá ser entregue ao Profº Odair Rossi como compondo o trabalho, uma vez que o blog tem o intuito de ajudar com alguns exempls.

Caso alguns dos irmãos queiram mandar mais títulos para o panelão, peço que coloquem nos comentários.

Evangelho ou trem da alegria? - Bloco de Carnaval 2010 da Igreja Bola de Neve - Mt 16.18

Porque não aconteceu como o profeta falou? - Reportagem sobre Nostradamus - Dt 18-21-22

2012! Devo me apressar para casar! - Filme 2012 A profecia Maia - II Pe 3.8

Voce conectado com Deus - Comercial do Speedy - Jo 15.7

Crente Agente Secreto - Filme 007 - Rm 1.16

Crente da Noite – Filme Batmam - Jo 3.1.8

Não aguento mais esperar!!! - Aconselhamento de jovens - Gn 29.20

Jovem. Não se deixe enganar!!! - Relacionamentos banais sem compromisso "Ficar" - Pv 5.3-5

Quem será o maior? - Humildade de pessoas preciosas - Fl 2.3

Quem será o maior? - Humildade de pessoas preciosas - Mt 18.1-3

Saia do comodismo! - Funcionários da empresa onde trabalho - Mt 17.4

Você estaria disposto a se sacrificar pela humanidade? - Filme: Eu sou a lenda - Jo 3.16

Como ser Maria no Mundo de Marta? - Comercial do produto veja "A neura da limpeza" - Lc 10.38-42

Que haja em vós o bom perfume de Cristo - Comercial da natura - II Co 2.15

Nem todo barulho é Avivamento - Lata Vazia - At 2.1-7

Related Posts with Thumbnails

Fotos: Geografia Bíblica

Pensamentos da Semana

  • "A Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a lei." (Agostinho de Hipona)
  • "Não estamos no evangelho da prosperidade, e sim no evangelho da pobreza, nós vivemos do que temos, não com o gostariamos de ter" (Enéas Tognini)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Não oraremos de uma maneira correta a menos que a preocupação por nossa própria salvação e zelo pela glória de Deus sejam inseparavelmente entrelaçados em nossos exercícios.” (João Calvino)