quarta-feira, 26 de maio de 2010

Resumão das aulas de Hermenêutica 1/2


Resumão das aulas de Hermenêutica 
No ultimo dia 15/05 o professor Elias Lopes, passou um trabalho sobre as matérias vista em sala de aula. Caso você não tenha seu caderno em dia, agora você poderá atualizá-lo, pois se tratando do Elias, você precisará ter seu caderno muito bem atualizado.
Que Deus continue abençoando a todos.
Soli Deo Gloria. 
20/02/2010
O que é hermenêutica? É o exercício de interpretar a Palavra de modo que, possa significar para os ouvintes de hoje o que significou para os ouvintes originais.
No dicionário encontramos o significado: "A arte de interpretar textos". Porém hermenêutica vem do grego hermeneia, interpretação.
"E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaónica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava" At 14.11-12
 Mercúrio é o mesmo que Hermes. Essa variação de nomes, é devido ao sincretismo religioso, os deuses romanos, são os mesmo das mitologias gregas, os deuses católicos, são os mesmos da umbanda.
Os moradores da cidade de Icônio chamaram a Paulo de Hermes por estar com a palavra, Hermes era um deus da mitologia grega, filho Zeus e Maria, foi considerado na mitologia como mensageiro dos deuses. Por esse motivo o nome Hermenêutica também pode derivado deste fato.
Em primeiro lugar devemos entender que não existem duas interpretações da Bíblia! A hermenêutica é certamente a primeira ciência que o pregador deve conhecer. A hermenêutica é regida por leis que devem ser observadas e seguidas com muita atenção.
Importância da hermenêutica:
1º A bíblia interpreta-se a si mesma
2º A hermenêutica é importante por causa do poder da Palavra como revelação de Deus e por sua necessidade na igreja de hoje.
27/02/2010
1º O poder da Palavra:
·         Revelação
·         Uso das Escrituras
2º Os desafios e problemas na interpretação
3ª Condições para que se faça uma hermenêutica segura
"O grande problema da igreja Brasileira deriva-se do pouco uso da Palavra de Deus ou ao mau uso da mesma. Até os anos 70 poderíamos dizer que tínhamos em nosso País tínhamos uma Igreja saudável, pois foi nessa década que surgiu o movimento neopentecostal" E.L. Fernandes
Precisamos entender os abismos que impedem a compreensão das Escrituras.
1ª Pecado Original [Gn 3.23]
O pecado nos deixou o homem separado de Deus [Rm 5.12; Rm 3.23; Ef 2.2-3], e por esse motivo não pode entender as Escrituras [I Co 2.14; Tt 1.15-16]. Com o pecado original, o homem ficou sobre o domínio de satanás [Ef 2.2-3], e ele tenta impedir o entendimento do homem [II Co 4.3-4; Mt 13.1-23]
2ª Dificuldade de compreensão
Essa é uma limitação humana,impossibilitando o homem de entender o que lê [At 8.31], e pode acontecer até com os salvos [I Pe 3.15-16]
3ª Dificuldade do ponto de vista lingüístico
Santidade, geralmente é associado a usos e costumes, pois quando alguém chega na igreja tratamos logo de ensinar o que não se pode fazer, e não o que se deve fazer.
Como por exemplo, a palavra AGAPE, alguns dizem ser amor de Deus, mas em outros textos como "Demas amou o presente século"[II Tm 4.10], a palavra no original também é ágape.
4ª A questão cultural:
Alguns por não conhecer a cultura do povo a quem o autor destinou o texto, criam doutrinas que não contem nenhuma relação com o fato. Como por exemplo o fato descrito em Jo 2, o casamento em Caná da Galileia, o vinho acabou. Se não souber qual o sentido do vinho no casamento judaico, poderia ser criado qualquer tipo de baboseiras, como já ouvimos, que Jesus hesitou em transformar água em vinho pois era contra a bebida alcoólica, e que só fez o milagre, pois não agüentou o pedido de sua mãe. (Absurdo).
5ª Abismo geográfico
Se o interprete não conhecer o contexto geográfico, jamais poderá entender o fato do texto. Quando lemos por exemplo, o texto de At 8, onde Felipe evangeliza o Eunuco, o texto fica muito claro ao conhecer as rotas e estrada de Israel, sabendo que o mesmo estava passando pela estrada do centro que vai da estrada Via Maris, passando por Jerusalém, Belém e Hebrom em seu primeiro trecho, e fica mais claro ainda quando sabemos que Felipe foi arrebatado desta estrada para Azoto, cidade encontrada a beira da estrada da costa. [Veja essa aula em Geografia Bíblica: http://stbnet.blogspot.com/2010/05/geografia-biblica-15052010-estradas-e.html]
6ª Abismo Literário.
O sermão que se faz em uma parábola, não é o mesmo sermão que se faz em um texto apocalíptico. No caso da parábola, sempre que interpretá-la, deve-se pensar no motivo pela qual ela foi escrita. A parábola do filho prodigo, por exemplo, foi escrita para mostrar aos fariseus que não aceitavam o envolvimento de Jesus com os pecadores e publicano. Entendendo esse sentido fica claro que a ênfase da parábola está sobre o filho que fica, porém já ouvimos muitas mensagens mal interpretadas que diziam que o anel, significava a aliança, as sandálias uma preparação para a proclamação do evangelho, o novilho a manifestação do cordeiro etc (Absurdo).
06/03/2010
Condições para que se faça uma hermenêutica segura:
Ferramentas:
Espirituais = Salvo / Oração / Santificação / Dependência de Deus
Humanas = Estudos Diligentes / Espírito Humilde / Uso de Recursos
Nenhum de nós está isentos de errar quanto à hermenêutica, a preocupação de Deus é saibamos o que estamos ensinando.
Somente o salvo pode compreender o sentido real da Palavra de Deus. Como disse João Calvino devemos "Orare e Labutare", ou seja oração e trabalho. Só poderá usar a espada do espírito aquele que tiver comunhão com o espírito.
13/03/2010
Objetivo da Hermenêutica
Sola Scriptura = Somente a Escritura, como única fonte de regra e fé.

  • Autoridade: Igreja x Escritura

  • Autoria: Divina x Humana

  • Inspiração: Parcial x Plenária

  • Unidade: Plano de Redenção
O Espírito Santo não despreza o uso das faculdades intelectuais, para a boa interpretação das Escrituras.
Autoridade da igreja, foi chamada de ERA DAS TREVAS, onde os bispos e clérigos somente tinham acesso aos escritos sagrados, atribuindo o sentido que melhor lhes convinham, ou criando tradições extra-bíblica, criando uma imposição de tais fundamentos de forma que não se podia pensar diferente da igreja.
A centralidade da reforma foi para dar autoridade à bíblia e não ao clericalismo.
Obs.: Próxima matéria irá sintetizar as regras da hermenêutica.
Que Deus abençoe a todos.
Primeiro Ano STBNET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Fotos: Geografia Bíblica

Pensamentos da Semana

  • "A Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a lei." (Agostinho de Hipona)
  • "Não estamos no evangelho da prosperidade, e sim no evangelho da pobreza, nós vivemos do que temos, não com o gostariamos de ter" (Enéas Tognini)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Não oraremos de uma maneira correta a menos que a preocupação por nossa própria salvação e zelo pela glória de Deus sejam inseparavelmente entrelaçados em nossos exercícios.” (João Calvino)