terça-feira, 23 de março de 2010

Comentário do Livro: Sermões - John A. Broadus


Comentário do Livro: Sermões de John A. Broadus

O Livro: Sermões de John A. Broadus, faz jus ao comentário na capa "O Mais completo Manual de Homilética da Atualidade", o livro traz em uma linguagem simples, porém concisa de todas as principais regras que um pregador deve saber quando estiver frente a Bíblia para organização de um sermão. O autor revela em sua obra o que deve ser feito ou evitado pelos pregadores não quando os mesmos estiverem diante de uma congregação, mas quando estiverem em seus escritórios debruçados sobre Bíblias, comentários e livros na construção de um sermão. Além de regras e dicas de como o pregador deve organizar um sermão, o livro também trabalha fortemente na área de instrução sobre como o pregador deve expor seu sermão, quais pré-supostos deve ter ao abrir as Sagradas Escrituras para o desenvolvimento de uma pregação.

O autor inicia com firmando a idéia de que a Pregação deve ser o fator fundamental no culto cristão, e envereda com grande ênfase na convicção do chamado que o pregador deve ter acerca de seu ministério como arauto de Deus, para entregar Sua mensagem. Lembrando que o pregador deve ter uma vida digna de um obreiro conforme descrito em I Tm 3.1.10. O chamado de Deus deve ser fator fundamental na vida do estudante de homilética, pois caso contrário o mesmo terá problemas para interpretar ou transmitir a Palavra de Deus uma vez que ela se discerne de forma espiritual entre aqueles que são escolhidos para levá-la a conhecimento da congregação I Co 2.4 ; I Co 2.11-14. O pregador em primeiro lugar deve ser capacitado por Deus para exercer tal função, deve ter espírito humilde e assim como Calvino declarou, deve entender que subir ao púlpito é pisar em terra Santa.

O livro mostra-se um grande manual de pesquisa, onde são abordados todos os detalhes sobre as técnicas usadas por grandes pregadores. Servindo-nos como base para uma melhor aplicação na organização da estrutura do sermão a ser pregado.

O livro: Sermões é um manual indispensável para todos aqueles que pensam em servir a Deus melhor pelo ministério da Palavra. Essa importante obra deve ser lida de forma dinâmica, mas também deve ser um livro de fácil acesso para consultas na organização de cada sermão que o pregador vier a desenvolver. Esse livro é um guia prático de como organizar e sistematizar o sermão, para que ele alcance seu objetivo diante da congregação.

Saiba como desenvolver temas, escolher textos, aplicar teses, alcançar objetivos, criar tópicos e sub-tópicos, organizar idéias em uma estrutura de sermão textual, temática ou expositiva. Seja um melhor pregador, com o auxilio desta formidável ferramenta.

Que Deus abençoe a todos

Soli Deo Gloria.

Luiz Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Fotos: Geografia Bíblica

Pensamentos da Semana

  • "A Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a lei." (Agostinho de Hipona)
  • "Não estamos no evangelho da prosperidade, e sim no evangelho da pobreza, nós vivemos do que temos, não com o gostariamos de ter" (Enéas Tognini)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Não oraremos de uma maneira correta a menos que a preocupação por nossa própria salvação e zelo pela glória de Deus sejam inseparavelmente entrelaçados em nossos exercícios.” (João Calvino)