segunda-feira, 29 de março de 2010

Resumo da Aula - Geografia Bíblica - 20/03 e 27/03

Geografia Bíblica - Carlos Akio - 20/03 e 27/03

Nas duas ultimas aulas de Geografia Bíblica, o Professor Carlos Akio, tratou e ensinou sobre o mapa de Israel. Matéria tão importante que o mesmo salientou em sala "...O aluno que não souber fazer o mapa de Israel, não poderá passar de ano...".

 

Irmãos, abaixo segue o mapa feito em Pait, de forma simples para que todos possam aprender a desenhar o mesmo.

Obs.: Estarão descritas abaixo também algumas das informações que servirão de curiosidades ou para enriquecimento de seu conhecimento acerca da geografia. Porém o que de fato é "importantes", está descrito no mapa.

 

 

Monte Hermom = Significa Hebraico (Montanha Sagrada). É a mais destacada e a mais linda montanha da Palestina ou Síria. Com altura de 2800 metros acima do nível do mar, seu cume está coberto de neve, enquanto a terra em redor fica queimando pelo sol do verão. Nesse monte nasce o rio mais importante de Israel, o rio Jordão. Esse monte chamava-se também Baal-Hermom [ Jz 3.3 ; I Cr 5.23

 

Rio Jordão = Significa em Hebraico (O que desce). Rio mundialmente reconhecido pelos eventos históricos. Elias dividiu milagrosamente as águas deste rio e passou a seco [2 Rs 2.8]. Elizeu o dividiu novamente [2 Rs 2.14], Naamã foi curado da lepra quando mergulhou sete vezes nas águas do Jordão [2 Rs 5.14], João Batista batizava no Jordão [Mt 3.5], porém o maior de todos foi o batismo de Jesus [Mt 3.16]. As águas do Jordão deságuam no mar Morto. Obs.: Esse é o único rio que se acha abaixo do nível do mar.

 

Lago de Meron = O lago de Meron, também é chamado de Lago Hula, e encontra-se a 68 metros acima do nível do mar.

 

Mar da Galileia = Esse grande lago é chamado de mar por sua grande extensão 26 x 10Km. Mt 4.18; 15.29; Mc 1.16; 7.31; Jo 6.1. Lago da Palestina atravessado pelo Jordão, a 212 metros abaixo do nível do mar. Sua profundidade máxima de 50 metros. Recebeu seu nome da terra ocidental, a província da Galiléia. Chamava-se, também, Quelerete, Nm 34.11; Dt 3.17; Js 13.27; 19.35; lago de Genesaré (Mt 14.34; Mc 6.53. Nome derivado de Quinerete, o antigo nome de uma cidade (Js 19.35) e de uma planície fértil adjacente ao mar da Galiléia, do lado ocidental. O lago de Genesaré, o mar da Galiléia, Lc 5.1.), Tiberiades (Jo 6.23. Uma cidade edificada por Herodes Antipas, que lhe deu o nome em honra do imperador Tibério. Ainda conserva vestígios da sua antiga grandeza. Situada na praia ocidental do mar da Galiléia, deu o seu nome ao mar, Jo 6.1, 23; 21.1.), Quinerete e Quinerote. Cercado de dez a doze cidades: Cafamaum, Mt 4.13; Magadá, Mt 15.39; Betsaida, Mc 6.45; Corazim, Lc 10.13; Gadara, Mc 5.1. Este lago é sujeito a grandes e repentinas tormentas causadas pela diferença entre a temperatura da superfície do lago e a dessas montanhas. Ver Mt 8.24. Jesus passou a maior parte do Seu ministério público na circunvizinhança deste lindo lago.

Mar Morto = Ez 47.8(R). Cha-ma-se Mar Salgado, Mar de Arabá, nas Escrituras. Adquiriu o nome Mar Mono, talvez, no século II A.D. Ver Mar Salgado.  O Mar Morto encontra-se 400 metros abaixo do nível do mar, contendo 26% de sal, quanto os oceanos contem apenas 4%. Sua extensão é de 78 x 18Km. Esse mar é tão salgado devido ao solo calcário, ele não deságua em lugar algum, porém um fenômeno natural devido a alta temperatura provoca evaporação mantendo assim o estado comum do mar.

Mar Mediterrâneo = Mar situado entre a Europa e a África. Comunica com o Oceano Atlântico pelo estreito de Gibraltar e com o Mar Vermelho pelo canal de Suez. A profundidade atinge 3.960 m. Tem comprimento de 3.700 km e uma superfície de cerca de 3 milhões de km². Formava o limite ocidental da Terra da Promissão. Assim o povo chamava-o simplesmente o mar, Nm 13.29; Jz 5.17; At 10.6; o Mar Grande, Js 9.1; 15.12; Ez 48. 28; o mar dos filisteus, Êx 23. 31; o mar ocidental, Dt 11.24; Jl 2.20. (O mar oriental refere-se ao mar Morto.) Jesus andou até o mar, ou perto, ao menos uma vez, Mc 7. 24. Refere-se ao Mediterrâneo várias vezes no relato das viagens do apóstolo Paulo. Cesaréia (At 9.30), Selêucia (At 13.4), Trôade (At 16.8), Cencréia (At 15.18), Ptolemaida (At 21.7), Tiro (At 21.3), Sidon (At 27.3), Siracusa (At 28.12), Poteoli (At 28.13), eram todos portos do Mediterrâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Fotos: Geografia Bíblica

Pensamentos da Semana

  • "A Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a lei." (Agostinho de Hipona)
  • "Não estamos no evangelho da prosperidade, e sim no evangelho da pobreza, nós vivemos do que temos, não com o gostariamos de ter" (Enéas Tognini)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Não oraremos de uma maneira correta a menos que a preocupação por nossa própria salvação e zelo pela glória de Deus sejam inseparavelmente entrelaçados em nossos exercícios.” (João Calvino)