segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Teologia x Obra

Teologia X Obra

Por: Eduardo Silva de Melo - Seminarista pelo STBNET


Estudar teologia é fazer a obra de Deus, porém voltando-se mais ao campo específico do estudo detalhado e minucioso da Bíblia, para isto, esta ciência comporta várias matérias, entre elas nós temos a que estuda a existência de Deus e sua criação. Quem de nós nunca ficou curioso ou se pegou questionando-se e até questionando a Deus sobre isso.

Será que estudar teologia requer de nós um ritmo diferenciado a ser impresso em sua obra?

Seu ritmo talvez aos nossos olhos parareça ser vagaroso, pois exige muito mais dedicação no sentido de pesquisa, requerendo do estudante paciência, amor a Palavra de Deus, e isto de deforma investigativa e meticulosa. Com extrema cautela, o estudante poderá alcançar excelentes objetivos, pois aos chamados e vocacionados seminaristas está sendo repassado o legado histórico da fé cristã com a responsabilidade de guardar a sã doutrina dos apóstolos, que hoje infelizmente muitos não querem ouvir, e com comichões no ouvido preverem os mestres que os agradem a continuarem viver uma vida cômoda de pecado, vaidade, luxúria e avareza.

Neste pequeno texto quero tentar mostrar se existem ritmos diferentes no trabalho cristão, seja ele dentro de uma faculdade teológica ou prático evangelizando nas ruas em missão local, nacional e internacional.

Por vezes cheguei a pensar que o ritmo de ambos eram diferentes, mas penso que cheguei a uma compreensão um pouco mais apurada. O Ritmo deve ser o mesmo, com a mesma pegada, isto é sempre com garra determinação e velocidade, uma vez que Nosso Senhor Jesus está as portas para buscar sua amada Igreja. Na prática a dinâmica é diferente, precissamos aplicar procedimentos rápidos, precissos e certeiros pois isto é questão de vida ou morte. Nós estamos dirigindo um grande samu da salvação, porém este mesmo carro precisa trocar o freio, alinhar a direção, trocar o pneu e o óleo. Quando me refiro a óleo, lembro-me dos pesquisadores a suar as camisas noites e dias fazendo suas análises e comparações para chegarem ao melhor óleo possível para o motor, uns para 10.000 mil, 40.000 mil, 50.000 mil. Penso ser este o papel do seminárista, preparar o melhor óleo, alinhar a direção, trocar os pneus e com certeza o seminário é um grande pit stop. E porque não dizer da formula Indy onde o pit stop é comandado por engenheiros altamente qualificados e responsáveis. Por um milésimo de segundo podemos perder a corrida. Mas graças a Deus que nos concede sempre abastecer nosso carro no posto mais que vencedores.

Didaticamente acredito que podemos fazer uma correlação assim:

Serviço teológico:

Exemplo: Escolas bíblicas, Palestras, Seminários, fóruns de debate, pesquisas investigativas.

O carro esta ligado, motor funcionando. Porém “parado”

O carro está ligado e chave no contato, os faroes acessos. Porém parado. Aliás se ficar muito nesta posição descarrega a bateria e pode correr o risco de não funcionar mais. Nós precissamos do movimento para o perfeito andamento da obra. (Precisamos pregar, ensinar e sair do papel)

Obra – campo de trabalho prático – Missões, campo de evangelismo. O mundo

Exemplo: Trabalhos em clínicas de recuperação, evangelismo urbano pessoal, visitação em casas, hospitais, presídios, trabalho de assistência e libertação a moradores de rua.

Sua dinâmica é diferente mais rápida, impulsiva e deve ser mais agressiva na maior parte dos socorros. Pois o carro esta ligado e em movimento cumprindo sua função.

“Respondeu Jesus: A obra de Deus é esta: crede naquele que Ele enviou” (João 6.29)

Acreditar em Deus muitos acreditam, poucos, porém estão engajados a ler e estudar a Santa Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos chama para este excelente ministério através de uma pequena Palavra que é a expressão sobrenatural para que todo homem de Deus realize sua obra. Esta palavra é crer.

A princípio podemos nos aproximar de Deus em busca de algo para nossa vida, um pão, uma água, uma cura, etc. O importante é que nos aproximemos D’ele te todo coração.

“... porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11.6

Na teologia, que é o estudo de Deus através da ciência, e está precissa ser para benefício e edificação do Corpo de Cristo, proporcionando que cada vez mais seus estudantes se preparem biblicamente, para argumentar com aqueles contradizem, mostrando de uma forma prática, que a fé e a ciência podem e devem caminhar em linhas, visto que a verdadeira ciência provem da fé e seus dons espirituais.

Já que recebemos pão, cura e vida (Jesus o pão da vida). Este organismo vivo que somos Igreja do SENHOR, precissamos funcionar com todo vigor, pois recebemos esta nova vida, este chamado, esta aliança para uma nova maneira de viver. E o que Deus espera de nós como pequenos iniciantes na teologia?

“E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores...” (Efésios 4.11)

Aqui temos uma separação ministerial para a Igreja que é focada na organização para o crescimento, esta promove edificação bíblica, cura e acima de tudo salvação de almas. Ovelhas perdidas da casa de Israel e também das outras ovelhas de Jesus. “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouviram aminha voz; então, haverá um rebanho e um pastor”. João 10.16

Precissamos estar atentos, alertas e convictos para que este alvo não se perca nem seja fragmentado, mas sim restaurado e respeitado. E como filhos de Deus, devemos honrar nossos pastores e Igrejas que nos enviaram a esta tutela sábia e responsável do STBNET.

Deus nos chamou em um destes cinco ministérios ou vamos assistir de forma clara com nossos dons aos pastores, mestres, profetas, apóstolos e evangelistas.

Que Deus nos ajude a discernir entre Obra e Obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Fotos: Geografia Bíblica

Pensamentos da Semana

  • "A Lei foi dada para que se implore a graça; a graça foi dada para que se observe a lei." (Agostinho de Hipona)
  • "Não estamos no evangelho da prosperidade, e sim no evangelho da pobreza, nós vivemos do que temos, não com o gostariamos de ter" (Enéas Tognini)
  • "Só usamos o termo "Calvinista" como apelido...A doutrina que chamamos de Calvinismo, é a mesma que encontramos nos escritos de Agostinho, que é a mesma dos escritos do Apóstolo Paulo, que é a mesma ensinada por Cristo...o Calvinismo é o evangelho e nada mais" (Charles Spurgeon)
  • Ao olhar-se no espelho de Romanos 3 verá que está descrito em termos nada louváveis à sua justiça própria, mas ali estará descrito como morto, guiado pelos espíritos malignos, distanciado de Deus, nas trevas, pecaminoso e condenado" (Elias Lopes)
  • “Não oraremos de uma maneira correta a menos que a preocupação por nossa própria salvação e zelo pela glória de Deus sejam inseparavelmente entrelaçados em nossos exercícios.” (João Calvino)